sábado, 5 de setembro de 2009

recadinho (para A.M.)

A uma certa senhora que, não tendo publicado os meus 2 comentários, se dignou responder - é claro que, não publicado os meus textos, os mesmos podem ser subvertidos à vontade pela referida senhora, aquando da resposta.
Aqui vai, pois, o recadinho, tal como V. Exª ensinou a responder:

1º Não votei no PS, não; quem votou foi a personagem criada por mim para dialogar com a sua personagem Fatinha; se reparar, na segunda mensagem, essa já sem ser em tom epistolar, não digo que votei tal.

2º. C'um carago, onde raio é que eu lhe disse que era Drª?

3ºGostava que tivesse mais respeito pelas pessoas que obtiveram o 12º ano nas novas oportunidades; critique o sistema , critique os ministérios, critique o governo mas deixe as pessoas de fora, que elas já foram suficientemente escarnecidas pela arrogância socrática e lurdina. Já foram suficientemente usadas para apresentação de números, à CE, mas deixadas criminosamente na mesma ignorância. Olhe, e se quiser, critique também os professores que embarcaram nessa palhaçada.

4º. Verifico que dá muito valor à formação académica das pessoas. Não deixa de ser importante mas eu valorizo mais a competência (que raramente se ganha nas universidades) e a formação moral e cívica (que também não costuma ser muito trabalhada por lá).

5º. Sei que não fez de propósito mas respondeu na perfeição à minha dúvida; cito-a: « Cada um faz o que lhe parece melhor no momento certo. Não é questão que se coloque para quem vive no Porto e quer ver o Rio fora daqui.». Pelos vistos, vale tudo. Pelos vistos, no «o que lhe parece melhor», não está incluído o respeito por compromissos anteriormente assumidos (e ainda em vigor, claro!). E não me diga que NÃO TINHAM MAIS NINGUÉM capaz de tirar o Rio do Porto??!!! Muito mal vai isso!!!

6º. Não sei o que tem contra as miúdas acabadinhas de sair da universidade (que também as há graúdas). Vejo que desconhece o país real. Provavelmente os próprios elementos das listas desconhecem o programa dos respectivos partidos. As pessoas votam em caras, sim!!!

7º. Eu não pretendia ser criativa com as minhas perguntas; pretendia saber a resposta (tem razão, já muitos levantaram esta questão, mas ainda não vi resposta cabal para ela). Mas V. Exª respondeu na perfeição, pelo conteúdo e pela forma.
E só me ocorre dar-lhe isto, como forma de agradecimento:




É por estas e por outras piores que não voto PS!

Noblesse exige que diga que não é por causa disto:





e também não é por causa disto

É mesmo só porque não gosto de ver achincalhar a democracia!

2 comentários:

  1. Ok, não vou aqui comprar nada...
    Só dizer que a menina Carolina devia ser raptada para Marte ou mais longe, para não haver o risco de a população mundial a poder reencontrar.

    Mais uma vez vejo que anda alguém algures a ridicularizar as "novas oportunidades"...
    Nussbaum... Infelizmente eu arrisco-me a pensar que a maioria dos licenciados não está preparado para o mundo do trabalho e que está mais mal formado que os que lutaram por um emprego, por um sustento e agora por uma formação ao seu alcance.
    Não houvesse propinas nas universidades e teríamos muito mais profissionais de excelência em Portugal.
    (Mais, deveria-se investir largamente em universidades – que não as técnicas – com capacidade docente e monetária para licenciaturas pós laborais)

    E olhe, não é só a competência que falta a muitos, é a boa educação. É a falta do bom dia e do boa tarde! São valores que se difundem com um mundo oferecido pelos paizinhos endividados e de bolsos rotos que metem os ranhosos dos filhos nas universidades, com carrinhos novos porque não podem sentar o cu num transporte público.
    (Desculpe a linguagem… :P)
    Ando um bocado reaccionário, deve ser do nervosismo de estar quase a começar a faculdade! eheheheheh

    ResponderExcluir
  2. Ó Vasco! Coitadinhos dos ETs, que não têm culpa de haver gente assim na terra. Ou terão? tenho de perguntar à nova primeira dama japonesa
    :-)
    Vasco, permita-me que lhe diga que não é só um problema de propinas; é o quarto, são os livros, são as refeições - as das cantinas, vai lá, vai!- são os materiais - e é menos um salário em casa.
    é que não é só o que se gasta, é também o que não se ganha...
    Há muita coisa mal no nosso sistema educativo; e não só.
    A filosofia das novas oportunidades parece-me boa mas a concretização, pelo que ouço... é para CE ver...
    Infelizmente continuamos a ser o mesmo país de elitismo balofo dos tempos de Eça. Diplomas, aparências, fachadas...

    não diria reaccionário... irritadiço, talvez
    :-)))

    ResponderExcluir

reservo-me o direito de não publicar comentários ofensivos ou reaccionários.

Seguidores

clientes