quinta-feira, 27 de agosto de 2009

direitos de autoria...! tem muito que se lhe diga

Se eu uso algo (re)feito por outrém, considero que devo nomear esse ser. Mas tal como existem, actualmente, acho que os direitos de autor(a) são uma... quem me conhece sabe qual o substantivo que se segue.
Acaso alguém terá a veleidade de acreditar que criou a partir do nada??? Acaso quem é a favor dos direitos de autor(a) parou um pouco para pensar o que é que foi, efectivamente, criado por si? Acaso cada escritor inventou o papel? a tinta? a técnica de imprimir/reproduzir os seus textos? - para não falar das palavras, dos objectos a que faz referência...E os pintores, quantos inventaram as tintas que usam? e as telas?

Eu estou de passagem; tomo de empréstimo as coisas que vou encontrando pela vida; uso umas tal e qual as encontro, modifico outras, agrupo outras.E ficarei contente se a minha (re)criação for usada por terceiros para continuar a (re)criar...

Um comentário:

  1. Se se usa uma só fonte falamos em ir contra os direitos de autor e plágio. Se usar 2 ou mais fontes e fizer um novo "trabalho", fala-se na construção de algo original, com direitos de autor.

    É uma treta, porque muita gente não refere fontes. ;)

    Na minha área já não é assim... Digo isso olhando a bibliografia de 3 páginas do meu trabalho fim de curso... XD

    ResponderExcluir

reservo-me o direito de não publicar comentários ofensivos ou reaccionários.

Seguidores

clientes