sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Middle Sexes: Redefining He and She

Middle Sexes: Redefining He and She, é o documentário de onde foi retirado o post «Convite aos homofóbicos»; nesse post, o Vasco perguntou se tinha o comentário completo. Aqui fica o que consegui - espero que compreenda suficientemente o inglês; ou que possa pedir a alguém que ajude a traduzir, caso seja fracote a comunicar em anglo-saxão :-)





















(este é o vídeo que já fora aqui publicado)


9 comentários:

  1. Irei ver aos poucos e a horas decentes! ;)
    O inglês não é problema, embora me surjam algumas duvidas em expressões ou palavras, procuro-lhes significado em dicionário ou contexto, e até já tenho uma pequena lista de livros que li em inglês. ;)
    Vá, se fosse japonês entendia também umas coisinhas!

    ResponderExcluir
  2. Boa! A nova geração parece estar a aderir ao japonês! Admiro-os por isso (não me diga que é por causa da manga, que retiro logo a admiração :-)

    ResponderExcluir
  3. É melhor eu não comentar então... ahahahah
    Tem uma ideia negativa do manga?

    ResponderExcluir
  4. É dos desenhos animados. As minhas criaturas de tanto ver o Naruto já apanharam o sotaque. Ahahah

    ResponderExcluir
  5. Vasco, não gosto de manga, não.
    Acho que deseduca porque:
    1. é desenhada «à balda»: as personagens tanto aparecem com o cabelo preto como branco; quase não há expressão; não há caracterização em termos de corpo e de rosto, são fotocópias.
    2. receio que seja um apelo subliminar à pedofilia; as raparigas têm todas um ar de crianças - mais do que os rapazes, acho eu.
    3. como não sei japonês, tenho de ler as traduções (e em português ainda há poucas).
    4. não me lembro mas há certamente mais motivos para eu não ter voltado a comprar manga :-)

    ResponderExcluir
  6. Denise, quanto aos desenhos animados, parece que há alguns melhores mas são um estranho caldo de culturas.
    Agora já há algum tempo que não vejo e estou desactualizada
    :-(

    ResponderExcluir
  7. nussbaum,
    Então, em primeiro lugar vamos distinguir anime de manga. O manga são "comic-books", o anime é o que vê na televisão.
    Segundo: existem anime de boa e anime de má qualidade. Regra geral os anime da Gonzo e os que passam na Tv Tókio são de muito boa qualidade.
    Terceiro: existem vários tipos de anime/manga - Shouta remete à pedofilia, yaoi/hentai a sexo homo ou hetero, etc etc etc. Há um sem número de géneros de anime e mangas no mercado.
    Cada um procura o que lhe interessa, e o que passa na televisão é com base em determinados critérios (como os nossos). Os japoneses não são propriamente extraterrestres. ;P

    Por último: os japoneses têm uma vida muito activa a nível profissional. Ao nível familiar exigem mais das crianças que no ocidente. A melhor forma de lhes inscrever valores e cultura é através dos animes! Pode não acreditar, mas é verdade.
    Obviamente que tudo tem os seus aspectos negativos. Mas não vamos tomar um caso e alastrá-lo a tudo. Penso que os animes têm mais coisas boas que más.
    Se se quiser rir um bocadinho aconselho a ver esta série (óptima para os mais novinhos e para graúdos): http://pt.wikipedia.org/wiki/Azumanga_Daioh
    ;)

    ----------
    Naruto é brutal! Vejo-o desde que começou a sair no Japão. É pena que só agora comece a passar na Tv!
    Bleach, Escaflowne, .Hack, Gundam 00, Ghost in the shell, entre outros que tais que tenho e vi, são excelentes e de muito boa qualidade! (Pensemos nos animes numa versão oriental das telenovelas que passam no ocidente!)

    ResponderExcluir
  8. Vasco, na minha maneira tosca de pouco sabedora, tentei distinguir manga e anime. A minha crítica foi para a manga; ou pelo menos o que tentei dizer é que a anime (desenhos animados) são mais aceitáveis. Continuo a ter algumas reticências, mas muito menos.
    Neste diálogo, deparei-me com um aspecto em que sou preconceituosa: a pedofilia.
    Aliás, eu diria que rejeito toda a forma de actividade sexual que não satisfaça plenamente todas as pessoas envolvidas e que não tenha sido desejada por todas.
    O problema acrescido, no caso da pedofilia, é que a criança envolvida até pode ter anuido (tal como pode concordar em fumar ou tomar álcool) e aceito até que tenha prazer nesse momento. O problema está na consciência plena das consequências do acto...
    Por isso, sou contra a pedofilia.
    :-(
    vi o link que sugeriu. Mais tarde, irei tentar ver algumas anime :-)

    ResponderExcluir
  9. Pedofilia é... Bom... Horrendo, hediondo, entre outras coisas... Shouta é um bom exemplo de uma coisa péssima. Existe em pouca quantidade e é mais criado por amadores. Diz-se que é feito, não para pedófilos, mas sim para pessoas com fantasias(?) diferentes. Seja o que for, só aprecio bom anime, e manga só leio o que acompanho no anime (os animes são, regra geral, provenientes dos magas).

    Vale a pena ver. Se não lhe causa-se muito tédio aconselharia a ver o Naruto até ao episodio 22 para perceber um pouco melhor o que lhe falo ao nível dos valores que transmite… Mas paciência para ver séries é uma coisa que pouca gente tem, ainda mais coisas “alternativas”. :P

    ResponderExcluir

reservo-me o direito de não publicar comentários ofensivos ou reaccionários.

Seguidores

clientes